RSS

Segredos da literatura infanto-juvenil

Estava lendo notícias e assuntos relacionados a literatura infanto-juvenil,  e encontrei este debate entre os grandes escritores dessa literatura. Os mesmo debateram sobre o segredo do gosto pela leitura e pelos livros, leia o debate na integra.

"Qual o segredo da bem-sucedida literatura juvenil produzida atualmente no mundo e no Brasil? Uma boa dose de realidade que acompanha, na literatura, as diversas mudanças de linguagem e de experiências vividas pelos jovens, aproximando-os dos livros. Essa foi uma das conclusões a que chegaram os autores que participaram nesta quarta-feira da mesa "Fôlego de adolescente: a força da literatura juvenil", promovida pelo GLOBO na Bienal. O debate, que fez parte da série Prosa na Bienal, reuniu Carlos Heitor Cony, Anna Lee, Thalita Rebouças, Inês Stanisiere e Rosa Amanda Strausz, escritores consagrados de diversas gerações e estilos.

- Há 30 anos era impossível escrever certas coisas para a juventude, como por exemplo sobre pílula anticoncepcional, que tentei botar num livro e foi barrado pela editora. Mas botei um revólver e passou - contou Cony para o público que lotou o auditório Rachel de Queiroz, lembrando também os numerosos trabalhos de adaptação de clássicos que fez para os jovens. - O público mudou, os autores mudaram. Hoje tudo é mais dinâmico.

Se o segredo é a realidade, como explicar, então, o sucesso da série Harry Potter, que levou milhões de leitores no planeta a mergulhar num universo totalmente mágico? Quem responde é Rosa Amanda, também coordenadora da área de literatura infanto-juvenil da editora Planeta.

- O segredo de Harry Potter é que é uma história bem contada, não é a questão da magia. O que o público, tanto o adulto quanto o infantil, está pedindo hoje é uma boa história -observou a autora de "Sete ossos e uma maldição", comentando igualmente a aversão que os jovens têm a qualquer tipo de literatura que tente passar mensagens e conselhos.

Personagens que atravessam várias obras também fazem a cabeça da garotada. Na platéia havia fãs da série "Carol e o homem do terno branco", de Cony e Anna Lee, que estão lançando o último volume da saga, "O mistério final", na Bienal. Mais fãs ainda estavam atrás da best-seller Thalita Rebouças, criadora da personagem Malu, protagonista de quase todos seus livros, incluindo os dois recentes, "Fala sério, amor!" e "Tudo por um feriado".

- É impressionante como essa garotada adora continuações, me pedem sempre para retormar as histórias. É sempre muito bacana ouvir todos eles, acho isso muito gostoso, é legal para o trabalho - disse ela.

Inês Stanisiere, outra best-seller, com mais de 130 mil exemplares vendidos, acaba de lançar "Superblog das maravilhooosas Mari, Luma e Carol", com as três meninas que já fizeram sucesso em outras obras suas. E agora ela contempla também o universo dos garotos, com "Caderno podrão do Bolinha e do Bolão", cheio de divertidas escatologias bem ao gosto da molecada.

- Fui ler vários livros de psicologia para tentar entender esse universo dos garotos e escrever coisas que eles vivem - contou ela.

A importância de falar de falar de igual para igual com seu público também foi ressaltada por Anna Lee

- Tem que haver uma troca sincera, não tratamos o adolescente como criancinha, temos que falar como eles.

No final do debate, quando cada um falou de seus autores preferidos na adolescência, Cony arrancou aplausos da platéia ao dar sua definição de literatura:

- A história que mais me marcou foi a de João e Maria, sempre achei um espanto aquela história dos pedacinhos de pão marcando o caminho. Para mim a literatura é isso, pedacinhos de pão que levam as pessoas a algum lugar."

Campanha Ler é BACANA !

Thalita Rebouças vem tentando disseminar o hábito da leitura através de uma campanha que criou chamada “Ler é Bacana”. A escritora percorre escolas, distribuindo os broches da campanha e tentando convencer os mais jovens de que ler não é chato. Várias autoridades da literatura já aderiram à campanha e usaram o broche de Thalita, como Ubaldo Ribeiro, Luís Fernando Veríssimo e Ziraldo.
A jornalista Thalita Rebouças resolveu dedicar-se exclusivamente à literatura em 2001. A escolha acabou dando e esta escritora carioca acabou se tornando um dos maiores sucessos do mercado editorial infanto-juvenil. Thalita recentemente chamou atenção da imprensa depois de fazer uma campanha em seu site oficial, para que fosse entrevistada por Jô Soares. Alguns de seus sucessos editoriais são: “Fala sério, mãe”, “Fala sério, professor” e “Tudo por um namorado”.
Fonte: http://www.lotecultural.com/21/09/2007/ler-e-bacana/

Agora eu me pergunto, ser ler é bacana, por que os jovens de hoje não gostam de ler ?! Está ai a pergunta que não se cala jamais. Se todos nós nos preocupassemos com o futuro da leitura, com certeza essa pergunta seria esclarecida facilmente.
Eu, também apoio a campanha LER É BACANA ! Grande, iniciativa da escritora Thalita Rebouças.

' Ler é bαcαnα ! :)

Muitas vezes nos perguntamos, por que ler? E por quê os jovens não gostam de ler . Sendo quer LER É BACANA ! Isso é uma afirmação, LER é BACANA sim !


BEM VINDOS !