RSS

Livro precisa ser um vício !

Entrevita com a escritora Fanny Abramovich, para a Revista Escola.


O segredo com crianças de 7 a 9 anos, segundo a escritora Fanny Abramovich, é não forçar a barra. Mais de 40 títulos para crianças e adolescentes estão no currículo da escritora Fanny Abramovich, que também já esteve “do lado de cá” da sala de aula: ela foi professora de Educação Infantil e arte-educadora por mais de 30 anos. Seus primeiros livros instigavam professores a repensar seu papel, como em Que Raio de Professora Sou Eu (Ed. Scipione). Hoje, no entanto, é ficção o que ela mais gosta de escrever.

Como estimular a leitura entre crianças de 7 a 9 anos?

Fanny Abramovich: Contar histórias com paixão e não forçar a barra são formas de estimular a leitura. Muitos alunos meus, de 40 anos atrás, já me encontraram pela vida e ainda lembram do jeito como eu contava histórias. Eles não esquecem porque isso os marcou. Ler não pode ser hábito, tem de ser vício. E contar histórias, ler para as crianças, ajuda a "viciá-las".

Porque nessa idade histórias de terror fazem tanto sucesso? O que exatamente mobiliza o interesse delas por esse tema?

Fanny Abramovich: Não acho que sejam apenas histórias de terror que interessam às crianças nessa faixa etária. Elas gostam de ler histórias engraçadas, tristes, de suspense, de comédia... O que realmente as prende é a emoção. Mas os monstros representam o medo das crianças, e talvez por isso algumas gostem tanto desse gênero literário.

As crianças dos anos 1970 não é a mesma de hoje. O que mudou? O que elas liam há 30 anos? Lia-se mais naquela época?

Fanny Abramovich: Boas histórias atraem as pessoas através dos tempos. Não me consta que as pessoas deixaram de gostar das histórias da Bíblia ou de fadas. E não acredito que apenas as crianças lêem menos. No sistema escolar, quem stá lendo menos são os educadores. E eles influenciam bastante a leitura junto à garotada. Hoje, criam-se salas especiais de leitura, com professores especializados, cursos de mediação de leitura e mais uma série de recursos. Nesse processo, aquilo que era uma "simples gostosura" - sentar no chão e contar histórias - acaba se perdendo.

O que mais atrai em sua obra?

Fanny Abramovich: Meus livros fazem sucesso porque são engraçados, não têm lição de moral e são escritos em linguagem coloquial. Mas faz apenas dez anos que escrevo para o público infantil. Antes, eu escrevia para jovens e, antes ainda, para educadores. Escrever para crianças não é fácil. É preciso ritmo e poesia, além de saber contar uma história com poucas palavras.


1 comentários:

Me, mim, comigo.... disse...

Sempre acho interessante ler entrevistas nas quais os autores dos livros que conhecemos ganham voz. No caso dessa entrevista da Fanny Abramovich, achei muito interessante quando ela fala sobre a questão da mediação da leitura ter que viciar as crianças, os jovens...não é para virar um hábito! Acho que ela tem toda a razão nisso! E como é difícil não rotinizar ou escolarizar a leitura literária dentro da sala de aula, uma organização espaço-temporal tão objetivamente definida e organizada! É necessário muita criatividade para não cairmos em ações que ao invés de promover a leitura, desmotive o contato com os livros!

Postar um comentário